Monday, July 18, 2005

OS DESVIOS GRAMATICAIS

OS DESVIOS GRAMATICAIS
http://www.teacheronline.com.br/gramatica/artigo1.htm

Dentro da visão da gramática gerativo-transformacional, os tradicionais conceitos de "certo" e "errado", tão adequados às ciências exatas, cedem lugar ao que Chomsky denomina de grammatical e ungrammatical, e que poderíamos traduzir por "usual" e "não-usual", ou talvez por "autêntica" e "não-autêntica".

Usuais ou autênticas são as formas passíveis de serem usadas por falantes nativos, que na conceituação tradicional são denominadas de "corretas."

Não-usuais ou não-autênticas seriam os desvios produzidos por não-nativos, que na conceituação tradicional são denominadas de "erros." Estes, por sua vez, dividem-se em "aceitáveis" ou "eficazes" e "inaceitáveis" ou "ineficazes." O desvio "aceitável" ou "eficaz" é aquele que embora seja percebido por falantes nativos como não-autêntico, ainda assim cumpre com a finalidade de comunicar. Por exemplo, se um estrangeiro que está aprendendo português como segunda língua disser:

"Eu vai Porto Alegre amanhã." ou
"Eu gostar de beber cerveja brasileira."
estará produzindo desvios aceitáveis ou eficazes, uma vez que os mesmos não comprometem o entendimento. Entretanto, se este mesmo estrangeiro disser:
"Eu fui Porto Alegre amanhã."
estará produzindo um desvio inaceitável ou ineficaz, uma vez que compromete seriamente a comunicação da mensagem.

Sunday, July 10, 2005

Uma reflexão sobre a linguagem...

Uma reflexão sobre a linguagem...

“A teoria da linguagem é, simplesmente, aquela parte da psicologia humana que se ocupa de um 'órgão mental' particular: a linguagem humana. Estimulada por experiência apropriada e contínua, a faculdade da linguagem cria uma gramática que gera sentenças com propriedades formais e semânticas. Dizemos que um indivíduo domina a língua gerada por essa gramática. Utilizando–se de outras faculdades mentais relacionadas e das estruturas por elas produzidas, ele pode então passar a usar a língua que domina” (CHOMSKY, A. N. Reflexões Sobre a Linguagem, cap. 2, p. 33).

Abordagem Comunicativa

O Communicative Language Teaching, também chamado Communicative Approach ou Functional Approach, é a versão britânica do movimento iniciado no início da década de 60 em reação ao estruturalismo (estudo das formas da língua, de sua estrutura gramatical) e do behaviorismo (reflexos condicionados moldando o comportamento).

A combinação do estruturalismo na lingüística e do behaviorismo na psicologia educacional haviam dado origem ao audiolingualism, os métodos audioorais e audiovisuais surgidos nos anos 50, baseados em repetição mecânica e até hoje praticados por muitos cursos de línguas no Brasil. A abordagem comunicativa então, inspirada pela nova teoria de lingüística do norte-americano Noam Chomsky e pelas novas teorias de psicologia cognitiva de Piaget e Chomsky, e motivada pela crescente demanda por métodos de ensino de línguas mais eficazes, surgiu como uma forte reação contra o audiolingualism.

Na abordagem comunicativa, a unidade básica da língua, que requer atenção, é o ato comunicativo, ao invés da frase. A função se sobrepõe à forma, e significado e situações é que inspiram a planificação didática e a confecção de materiais. Competência comunicativa passa ser o objetivo em vez da construção de conhecimento gramatical ou da estocagem de formas memorizadas.

Sem dúvida, a abordagem comunicativa representa uma evolução inteligente em direção a um ensino-aprendizado de línguas mais humano e centrado nos interesses do aprendiz. É a abordagem comunicativa que inspira os métodos hoje mais eficazes. Serão entretanto menos eficazes esses métodos se limitarem-se a atividades tipo role-play artificializadas em sala de aula. Serão, isto sim, mais eficazes se proporcionarem assimilação natural através de interação humana, de situações reais de comunicação em ambientes multiculturais

Abordagem Comunicativa

THE COMMUNICATIVE APPROACH
ABORDAGEM COMUNICATIVA
Ricardo Schütz
Atualizado em 26 de julho de 2003
"Acquisition requires meaningful interaction in the target language - natural communication - in which speakers are concerned not with the form of their utterances but with the messages they are conveying and understanding." (Stephen Krashen)

O Communicative Language Teaching, também chamado Communicative Approach ou Functional Approach, é a versão britânica do movimento iniciado no início da década de 60 em reação ao estruturalismo (estudo das formas da língua, de sua estrutura gramatical) e do behaviorismo (reflexos condicionados moldando o comportamento).

A combinação do estruturalismo na lingüística e do behaviorismo na psicologia educacional haviam dado origem ao audiolingualism, os métodos audioorais e audiovisuais surgidos nos anos 50, baseados em repetição mecânica e até hoje praticados por muitos cursos de línguas no Brasil. A abordagem comunicativa então, inspirada pela nova teoria de lingüística do norte-americano Noam Chomsky e pelas novas teorias de psicologia cognitiva de Piaget e Chomsky, e motivada pela crescente demanda por métodos de ensino de línguas mais eficazes, surgiu como uma forte reação contra o audiolingualism.

Na abordagem comunicativa, a unidade básica da língua, que requer atenção, é o ato comunicativo, ao invés da frase. A função se sobrepõe à forma, e significado e situações é que inspiram a planificação didática e a confecção de materiais. Competência comunicativa passa ser o objetivo em vez da construção de conhecimento gramatical ou da estocagem de formas memorizadas.

Sem dúvida, a abordagem comunicativa representa uma evolução inteligente em direção a um ensino-aprendizado de línguas mais humano e centrado nos interesses do aprendiz. É a abordagem comunicativa que inspira os métodos hoje mais eficazes. Serão entretanto menos eficazes esses métodos se limitarem-se a atividades tipo role-play artificializadas em sala de aula. Serão, isto sim, mais eficazes se proporcionarem assimilação natural através de interação humana, de situações reais de comunicação em ambientes multiculturais.
The Communicative Language Teaching, also called Communicative Approach or Functional Approach was the British version of the movement in the early 60s in reaction to the structuralism and behaviorism embodied in the audiolingualism then predominant.

The new directions in the theory of language aired by Chomsky and an increasing demand for language teaching among the countries of the European Common Market were the thrusting forces behind this methodology. The basic unit of language became not the sentence, but the communicative act. Function rather than form, and meaning rather than pattern determine the designing of materials. Communicative competence rather than grammatical competence is the goal. Language is tentatively subdivided in areas according to functionality.

In my opinion the CLT was an intelligent move towards a more humanistic and learner-centered approach, eventually leading to language acquisition through bicultural human interaction. It will be less effective however if it provides only the artificial role-playing activities in a traditional classroom setting.

Tuesday, July 05, 2005

A Teoria da linguagem

A teoria da linguagem é, simplesmente, aquela parte da psicologia humana que se ocupa de um 'órgão mental' particular: a linguagem humana. Estimulada por experiência apropriada e contínua, a faculdade da linguagem cria uma gramática que gera sentenças com propriedades formais e semânticas. Dizemos que um indivíduo domina a língua gerada por essa gramática. Utilizando–se de outras faculdades mentais relacionadas e das estruturas por elas produzidas, ele pode então passar a usar a língua que domina” (CHOMSKY, A. N. Reflexões Sobre a Linguagem, cap. 2, p. 33).

About Chomsky

Philosopher Noam Chomsky.
Chomsky, who is a lingustics professor at MIT, made extremely fundamental contributions to linguistics during the 1950s. However, in the last 30 years or more, he has widely become known to the public as the foremost critic of US foreign policy in the world. He has been called 'the world's most important living intellectual'. The writer of dozens of influential and famous books and articles ,and the popularizer of the powerful phrase 'manufacturing consent', Chomsky is a beacon of dissent in the most powerful country in the world. Irrespective of whether we agree with his views or not, he is a great symbol of the freedom of speech, one which is essential in any democracy. In a world in which power and wealth has exceedingly become concentrated in the hands of a few, I think it is important for us to at least listen to the views of people like Chomsky. They represent the only possible safeguard against the rule of totalitarianism, official or unofficial.