Monday, July 18, 2005

OS DESVIOS GRAMATICAIS

OS DESVIOS GRAMATICAIS
http://www.teacheronline.com.br/gramatica/artigo1.htm

Dentro da visão da gramática gerativo-transformacional, os tradicionais conceitos de "certo" e "errado", tão adequados às ciências exatas, cedem lugar ao que Chomsky denomina de grammatical e ungrammatical, e que poderíamos traduzir por "usual" e "não-usual", ou talvez por "autêntica" e "não-autêntica".

Usuais ou autênticas são as formas passíveis de serem usadas por falantes nativos, que na conceituação tradicional são denominadas de "corretas."

Não-usuais ou não-autênticas seriam os desvios produzidos por não-nativos, que na conceituação tradicional são denominadas de "erros." Estes, por sua vez, dividem-se em "aceitáveis" ou "eficazes" e "inaceitáveis" ou "ineficazes." O desvio "aceitável" ou "eficaz" é aquele que embora seja percebido por falantes nativos como não-autêntico, ainda assim cumpre com a finalidade de comunicar. Por exemplo, se um estrangeiro que está aprendendo português como segunda língua disser:

"Eu vai Porto Alegre amanhã." ou
"Eu gostar de beber cerveja brasileira."
estará produzindo desvios aceitáveis ou eficazes, uma vez que os mesmos não comprometem o entendimento. Entretanto, se este mesmo estrangeiro disser:
"Eu fui Porto Alegre amanhã."
estará produzindo um desvio inaceitável ou ineficaz, uma vez que compromete seriamente a comunicação da mensagem.